Espetáculo Seu Bomfim do Território Sirius Teatro (BA) se apresenta em Macapá/AP*

IMG-20180403-WA0020

 

A montagem Seu Bomfim, que neste ano comemora 18 anos já transitando por mais 200 cidades brasileiras e européias, continua botando o pé na estrada e, depois de passar por Rolim de Moura e Vilhena, ambas localizadas no estado de Rondônia, aporta em Macapá/AP no dia 03 de abril, para a realização de três apresentações do espetáculo Seu Bomfim. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras Distribuidora. As apresentações acontecem no Teatro das Bacabeiras, às 20h dos dias 06 e 07 de abril. No dia 06 haverá ainda uma apresentação às 15h exclusiva para alunos da rede pública de ensino.

Além do espetáculo o grupo oferecerá três workshops: ‘teatro físico’, ‘elaboração e gestão de projetos culturais’ e de ‘fotografia’; ação de mediação escolar; além de encontro com grupos teatrais locais, gerando compartilhamento das técnicas e treinamentos empregados no fazer artístico do território Sirius Teatro. A entrada para as apresentações terá preço popular de R$ 10 (inteira) e as demais atividades são gratuitas. Todas as apresentações terão interpretação em Libras.

Em Seu Bomfim o encantamento se faz uma reação constante neste espetáculo teatral que transita entre sentimentos e temas distintos. Aqui o espectador ri, chora e se emociona com as histórias contadas por este velho homem, repleta de personagens inusitados e experimenta variadas sensações que transitam entre o cômico e o trágico num teatro físico e mental que não prescinde das palavras bem ditas.

Em vários momentos deste espetáculo o público é levado a uma vasta seara de questionamentos sobre o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido. A performance conta a história de um homem velho, que narra seu passado, vivido no sertão do Brasil, marcado pela ausência de um pai presente, que se refugia no meio de um rio (“perto dos olhos, mas longe das mãos”).

De acordo com o ator e diretor do espetáculo, Fábio Vidal, o texto tem forte embasamento na matriz Sertaneja de Guimarãres Rosa, presente no conto “A Terceira Margem do Rio”, e retransformá-la, para a linguagem teatral, estabelecendo uma nova criação potente das referencias roseanas. Vemos o sertão explicitado na atmosfera e na linguagem desta personagem primando pela valorização da palavra, trabalhada de forma quase que artesanal, como um ofício, da musicalidade tão característica e na valorização dos elementos físicos como um instrumento de teatralização.

“É gratificante ter a oportunidade de aproximar o público de Macapá aos questionamentos sobre o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido levantados por Seu Bomfim, que é comum a qualquer cidadão, esteja onde ele estiver”, afirma Fábio Vidal, ator e diretor do espetáculo. “Além disso é a primeira vez que visito o Amapá e poder trazer um pouco do trabalho do Território Sirius é sempre muito motivador”, diz Fábio.

*Companhia Território Sirius Teatro*

Criada no ano 2000, no estado da Bahia, o grupo já viajou todo o Brasil, e também algumas cidades da Europa, gerando processos autônomos e coletivos de produção e pesquisa acerca de modos de cena para o desenvolvimento de novas linguagens e estéticas. A arte como mecanismo de potencialização, a serviço da ética, filosofia e liberdade. Trabalhando sempre em uma perspectiva multidisciplinar

*Workshops*

Os workshops realizados serão: ‘Fotografia’ a ser realizado no dia 07 das 8 às 12h, com orientação de Alessandra Nohvais, ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’, a ser realizado no dia 07 das 14 às 18h, sob orientação do facilitador Júnior Cecon, diretor de produção do projeto. Por fim, o workshop ‘Teatro Físico’, ministrado por Fábio Vidal no dia 08 das 8 às 12h. Todos serão realizados no Teatro das Bacabeiras. Para cada workshop são ofertadas 25 vagas gratuitas, cujas inscrições podem ser realizadas através do link (bit.ly/inscricaomacapa). Mais informações com podem entrar em contato com a produtora Kassia Modesto pelo telefone (096) 98100-5163.

*Serviço:*
Espetáculo Seu Bomfim
Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 368, Centro)
Dias 06 e 07, sexta-feira e sábado. (No dia 06 haverá apresentação exclusiva para a rede pública de ensino às 15h)
20h
R$ 10 (inteira)
Venda de ingressos Banca do Dorimar (Esquina da Presidente Vargas, com Cândido Mendes, Centro) ou pelo telefone: (096) 98100-5163

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s