Amapá lança aplicativo de denúncias de violência contra a mulher

Na tarde desta quinta-feira, 5, será lançado em Macapá, o aplicativo ‘Denuncie Mulher Amapá’, que vai dar às mulheres amapaenses a possibilidade de denunciar, anonimamente, qualquer tipo de violência ou abuso por meio de seu smartphone. A solenidade acontecerá às 16h no Palácio do Setentrião, sede do Executivo estadual.

Desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) em parceria com o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), o aplicativo estará disponível gratuitamente para download na loja virtual da Play Store, que atende às plataformas Android e iOS. Ele permite, em duas opções, a denúncia imediata ou detalhada e informa a geolocalização da ocorrência, em tempo real, à polícia que será acionada, automaticamente.

A denúncia também poderá ser feita através do preenchimento de um formulário e, ainda será possível anexar fotos e vídeos. As denúncias pelo aplicativo terão a garantia do anonimato e as informações recebidas serão encaminhadas aos órgãos competentes para as suas devidas soluções. Um box de atendimento a essas ocorrências foi instalado dentro do Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes).

A nova ferramenta permite ainda que a vítima, tenha acesso às informações da SEPM, à localização da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), aos órgãos de segurança, entre outras informações.

A secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Aline Gurgel, reforça que, além de agilizar o atendimento às vítimas, os órgãos ligados à Rede de Atendimento à Mulher poderão acompanhar cada denúncia. “Todos os órgãos ligados à RAM vão ter acesso ao que chega pelo aplicativo e será dado o devido encaminhamento do caso. Também contaremos com o Conselho do Direito da Mulher que fará o monitoramento desse sistema”, adiantou Aline Gurgel.

Fortalecimento da proteção às mulheres

Durante o lançamento no Palácio do Setentrião, serão assinados dois Termos de Cooperação Técnica, um que determina o papel de cada membro da RAM e o outro que cria a Rede Brasil Mulher.

A Rede Brasil Mulher é um termo de cooperação entre a União, através da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e Governo do Estado, por meio da SEPM, que visa ao desenvolvimento de ações que promovam a igualdade entre homens e mulheres.

No fim do evento será entregue o Selo Amigo da Mulher, a todas as pessoas que se destacaram na luta em defesa das amapaenses.

Os órgãos que vão compor a rede de proteção à mulher são o Hospital de Emergência de Macapá (HE), Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Ministério Público Estadual (MP/AP), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), Defensoria Pública do Estado (Defenap), Polícia Técnico-Científica (Politec) e a Casa Abrigo Fátima Diniz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s