Política

TRE Amapá realiza cerimônia de retotalização dos votos das eleições de 2022

Em cumprimento à determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou, na manhã desta segunda-feira, 09, a cerimônia de retotalização dos votos para os cargos proporcionais das eleições de 2022, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida alterou a distribuição das chamadas “sobras eleitorais” e, por consequência, o resultado final da eleição para deputado federal no Amapá, modificando quatro das oito cadeiras destinadas à bancada amapaense na Câmara dos Deputados.

A cerimônia foi conduzida pela Comissão Apuradora do TRE-AP, presidida pelo Corregedor Eleitoral, desembargador Agostino Silvério, e contou com a presença de entidades fiscalizadoras, imprensa, cidadãs e cidadãos interessados, garantindo ampla transparência ao processo.

Durante o evento, o juiz federal Anselmo Gonçalves, membro da Comissão Apuradora, destacou o rigor técnico e a legalidade do procedimento.

“Esta foi a primeira vez que isso aconteceu aqui no Amapá e devemos ressaltar que não se trata de uma recontagem de votos — simplesmente utilizamos uma nova fórmula de cálculo. A retotalização dos votos cumpre, com exatidão, a decisão do Supremo Tribunal Federal e reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a segurança jurídica e a lisura do processo democrático. Atuamos com total transparência, garantindo que os novos eleitos reflitam fielmente os critérios legais em vigor”, afirmou o magistrado.

Com a nova regra de cálculo das sobras, foram eleitos: André Abdon (PP) – média de 39.086 – 11.380 votos; Aline Gurgel (Republicanos) – média de 38.346 – 13.633 votos; Marcivânia Flexa (FE Brasil) – média de 36.416 – 13.245 votos; Paulo Lemos (Federação PSOL-REDE) – média de 36.225 – 9.240 votos.

Com isso, ficam cancelados os diplomas expedidos anteriormente a: Sonize Barbosa (PL); Maria Goreth (PDT); José Augusto Pupio (MDB); e Sílvia Nobre – Silvia Waiãpi (PL).

O novo resultado será submetido à aprovação do Pleno do TRE-AP na sessão desta terça-feira (10/06), ocasião em que também será realizada a diplomação dos novos eleitos, conforme determina a Resolução TSE .

O relatório completo da retotalização e a memória de cálculo serão publicados ainda hoje no portal do TRE Amapá, garantindo a publicidade e o acesso público às informações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo