Educação

Estudantes do Amapá conquistam 2º lugar no torneio de robótica e garantem vaga no Mundial na Argentina

Estudantes da Escola Sesi Amapá conquistaram o 2º lugar na modalidade Cabo de Guerra da etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), garantindo a medalha de prata e uma vaga para representar o Brasil no Mundial de Robótica. A competição internacional será realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe será a única representante da região Norte no torneio.

A equipe é formada por três estudantes de 12 anos, todos do 7º ano do ensino fundamental, são eles: Mylene da Silva Mendes, Henryque Ayres Jucá Cordeiro e Alonso de Souza Aymoré. Apesar de treinarem robótica há dois anos e terem retomado as atividades apenas no segundo semestre, os alunos alcançaram um dos melhores desempenhos da competição.

A etapa nacional do TJR aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, em São Paulo. O evento é um dos maiores de robótica da América Latina, incentivando práticas de engenharia no ambiente escolar e servindo como classificatória para o International Tournament of Robots (ITR).

Mylena

Segundo o professor e treinador Artur Diego, na modalidade Cabo de Guerra, categoria em que os estudantes conquistaram o vice-campeonato, dois robôs são posicionados frente a frente, ligados por um cabo e separados por arenas circulares.

Alonso

Quando o sinal é dado, cada robô deve puxar o adversário para fora da arena. O desafio exige força, estratégia e soluções de engenharia, já que há limites de tamanho e peso. A disputa ocorre em pontos corridos, no formato todos contra todos, e apenas os três melhores avançam ao mundial.

Henrique

Em entrevista ao portal Alyne Kaiser, o treinador da equipe comemorou a conquista e destacou a reação dos estudantes ao receberem a medalha de prata.

“Ficaram extremamente emocionados, eles não esperavam. Foi a primeira competição a nível nacional deles. Agora eles conseguem enxergar um pouco melhor como a educação pode levá-los longe”, afirmou.



Treinador Arthur Diego

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo