Cidades

CSA avança na construção do reservatório com capacidade de 10 milhões de litro de água no bairro Buritizal

Construído com material de alta durabilidade, o reservatório foi concluído e a obra parte para os ajustes finais.A construção do Centro de Reservação Buritizal segue em ritmo acelerado e já se aproxima da fase final. Com 98% das obras do reservatório concluídas, o novo CR, construído pela Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, representa um dos principais investimentos em infraestrutura hídrica em Macapá, com impacto direto na regularidade e na segurança do abastecimento de água tratada.

O destaque da obra é o reservatório, com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água. A estrutura foi construída em aço vitrificado, um material de alta tecnologia que não enferruja e garante maior durabilidade ao sistema. O reservatório possui aproximadamente 9 metros de altura e 38,96 metros de diâmetro.Além do reservatório, a obra do CR Buritizal contempla uma nova Estação Elevatória de Água Tratada, que vai assegurar pressão adequada na rede de distribuição. O sistema conta com três conjuntos de bombas, cada um com capacidade de 864 mil litros por hora.

Outro avanço importante é a adutora do Buritizal, que já foi instalada. Com 900 milímetros de diâmetro e cerca de 500 metros de extensão, a nova tubulação interliga o reservatório à rede da Avenida Santos Dumont.

Na etapa inicial de operação, aproximadamente 10 mil clientes dos bairros Buritizal, Congós, Novo Buritizal e Muca serão beneficiados com abastecimento contínuo, 24 horas por dia. O novo Centro de Reservação também garante maior segurança hídrica, com autonomia de até oito horas mesmo em situações de interrupção temporária no tratamento de água na Estação de Tratamento de Água de Macapá, ETAM.

Estrutura foi construída em aço vitrificado, um material que não enferruja

Com a extensão de redes e ajustes operacionais, o sistema poderá beneficiar até 34.750 clientes em bairros como Nova Esperança, Alvorada, Santa Rita, Beirol, Trem, Jardim Equatorial e parte do Centro, Jesus de Nazaré, Araxá, Santa Inês e Pedrinhas.Para o engenheiro de obras da CSA, Davi Lopes, o empreendimento é um investimento estruturante, pensado para atender às demandas atuais e futuras de Macapá.

“Estamos falando de uma obra robusta, que fortalece todo o sistema de abastecimento da cidade. O CR Buritizal amplia a capacidade de armazenamento, melhora a distribuição e garante mais segurança operacional”, destaca.

O Centro de Reservação Buritizal será entregue em 2026 e integra o conjunto de ações da CSA voltadas à ampliação do acesso à água tratada, à melhoria dos serviços e à promoção de mais saúde e qualidade de vida à população macapaense.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo