Após reforma completa, Escola Modelo Guanabara é entregue com nova estrutura e mais espaços pedagógicos

O governador do Amapá, Clécio Luís, entregou nesta quarta-feira, 4, a nova estrutura da Escola Estadual Modelo Guanabara, localizada no centro de Macapá. A obra integra o programa “Educação que Transforma” e marca mais um investimento do Governo do Estado na modernização da rede pública de ensino.
Totalmente reformada e ampliada, a unidade recebeu novos mobiliários, equipamentos e melhorias estruturais que atendem a antigas demandas da comunidade escolar. O investimento total foi de mais de R$ 5 milhões sendo R$ 1 milhão oriundo de emenda parlamentar da deputada estadual Aldilene Souza e o restante custeado com recursos do Tesouro Estadual.

Durante o ato de entrega, o governador destacou a importância da instituição de ensino que este ano completa 60 anos formando cidadãos amapaenses. Clécio reforçou que a nova estrutura agrega história e tradição, mas dá um passo importante com a inclusão de novas ferramentas tecnológicas.
“É a 37ª Escola, ao mesmo tempo está dentro do Maratonando Educação, todo dia a gente está entregando uma, duas ou até três escolas novas por dia, mas essa tem um significado muito especial. Por quê? Porque é uma escola que vai fazer 60 anos, ou seja, no território, que tem 82, nós estamos numa escola das primeiras que foram criadas. Essa escola tem um papel na história, tem um papel na educação, tem um papel na formação dos amapaenses. Ela estava muito deteriorada. E agora, nós estamos devolvendo essa escola, completamente reconstruída, com inovação, essa quadra nova, muita tecnologia, os computadores dos laboratórios, os notebooks para os alunos, os equipamentos de jogos através de tela de celular. É uma escola que ao mesmo tempo agrega história, tradição, memória, mas está nova e folha, com muita inovação, com muita tecnologia”, destacou o governador.

O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, destacou que a entrega reforça o compromisso do Governo do Amapá com a melhoria da infraestrutura escolar e com a qualidade do ensino oferecido aos alunos da rede estadual.
“Com muita alegria, nós estamos entregando hoje a Escola Modelo Guanabara, que daqui a alguns dias completa 60 anos. Tradicional para nossas crianças agora a escola possui quadra, parque, tecnologia, com internet em toda escola, notebooks para levar nas salas de aula para fazer uma aula diferenciada. E acima de tudo, valorização para os nossos trabalhadores”, declarou Paulo.
A professora Elisiane Cruz, leciona há sete anos na escola, para ela a nova estrutura melhora o aprendizado e contribui para o trabalho do professor em sala de aula. “É uma grande satisfação. Nós estamos muito felizes, né? É uma entrega tanto para a comunidade como para os nossos alunos. É uma entrega maravilhosa. O dia 4 de fevereiro vai ficar para a história. Vai certamente a escola com essa nova roupagem toda moderna, podemos dizer assim, para receber os nossos alunos. Isso contribui com o trabalho do professor. Eu trabalho aqui na Escola Modelo Guanabara desde 2019 e a gente está vivendo aqui um momento maravilhoso. Um momento onde a gente pode observar o trabalho do governo do estado, a parceria que ele está tendo conosco e isso é gratificante”, falou a professora.

Quem já passou pela escola e ainda tem crianças estudando na instituição comemora a nova estrutura, caso do Núbio Américo, que é tio da Irene Monteiro e fez questão de prestigiar a entrega da escola.
“Eu tenho satisfação imensa de ver minha sobrinha estudando nessa escola. Agradecer ao nosso governador Clécio Luís, que deu uma reforma maravilhosa para a nossa escola, Guanabara. Meus irmãos estudaram aqui, eu tenho primos que estudaram aqui e não puderam ver na época, essa época boa agora, uma linda reforma com sala de música, sala de informática, sala de biotecas, tudo novo. Eu fico muito feliz [porque] é um momento de gratificação”, agradeceu Núbio.

Considerada uma das escolas mais tradicionais do Amapá, a Guanabara passa a integrar a lista de 37 entregas na área da educação realizadas desde 2023, sendo a 16ª unidade entregue na capital. As intervenções solucionam problemas estruturais históricos e ampliam a capacidade de atendimento aos estudantes.
Entre os principais destaques da nova estrutura estão a construção de uma quadra esportiva, depósito, ampliação do número de salas de aula, adequação de ambientes pedagógicos e administrativos, além da revitalização dos espaços externos. A escola também ganhou parque infantil, jardim sensorial e calçamento verde, reforçando a proposta de um ambiente mais inclusivo e acolhedor.








