Governo do Amapá entrega novas viaturas, armas e tecnologia à Polícia Militar e fortalece combate ao crime
Investimento de R$ 13 milhões reforça estrutura da PM com veículos blindados, armamentos, drones e ampliações no efetivo. Estado lidera redução da criminalidade no país.

Em um momento considerado histórico para a segurança pública do Amapá, o Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (11), a entrega de um novo pacote de viaturas, armamentos, equipamentos e tecnologias de ponta para a Polícia Militar. A solenidade ocorreu na Fortaleza de São José de Macapá e reuniu autoridades políticas, militares e os soldados da terceira turma, atualmente em estágio operacional.
A ação representa um investimento superior a R$ 13 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública. Entre os novos equipamentos estão 68 viaturas, sendo seis blindadas, que oferecem maior proteção em operações de alto risco; 17 motocicletas para patrulhamento urbano; duas ambulâncias de atendimento emergencial, um ônibus com 38 lugares para transporte de tropa e uma lancha destinada à vigilância em áreas ribeirinhas.
Além da frota, a corporação recebeu 40 espingardas calibre 12, fuzis de alta precisão, 215 mil munições e 11 drones de última geração para ações de inteligência e monitoramento aéreo.
Segundo o governador Clécio Luís, o fortalecimento da PM é resultado de uma política pública estratégica e contínua. “Nosso objetivo é combater o crime organizado e, consequentemente, reduzir a violência. As entregas de viaturas, armamentos e equipamentos fazem parte de um plano estruturado de investimentos na segurança pública, mas o principal ativo continua sendo o capital humano”, afirmou o governador, destacando também os chamamentos históricos de efetivo realizados na atual gestão.

Os avanços já apresentam resultados expressivos. De acordo com dados do Ministério da Justiça, o Amapá foi o estado brasileiro que mais reduziu os índices de criminalidade em junho de 2025, incluindo os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, também destacou a importância da atuação política para garantir investimentos. “O que estamos colhendo agora é fruto de maturidade institucional, aprendizado contínuo e direcionamento. Esse apoio tem gerado efeitos concretos na vida da população e no trabalho diário da nossa tropa”, declarou.
Presente no evento, o senador Randolfe Rodrigues ressaltou a importância do fortalecimento das forças de segurança diante da realidade do crime organizado. “A PM do Amapá cumpre papel fundamental na linha de frente do combate à criminalidade. Em um estado que enfrenta o desafio das facções, é essencial que a corporação esteja equipada, valorizada e preparada. O Governo tem priorizado isso com inteligência, armamento e estrutura”, afirmou.

Desde o início da atual gestão, já foram entregues mais de 100 novas viaturas e motos, além da aquisição de 2,1 mil pistolas Glock, fuzis israelenses, munições e novas tecnologias.
Outra ação que impulsiona a segurança foi o chamamento de mais de 1.650 soldados combatentes, em três turmas. A mais recente, com 292 militares, já atua em campo em estágio operacional.
Além da recomposição do efetivo, o Governo do Estado também promoveu a reestruturação de carreira, concessão de promoções e anunciou, após 15 anos, a realização de um novo concurso público com 240 vagas para oficiais, que será realizado pela Fundação Carlos Chagas ainda em 2025.
