Cultura

Joana Ramos, do Amapá, é eleita Rainha Junina do Brasil 2025

A amapaense Joana Ramos, de 23 anos, foi eleita a Rainha Junina do Brasil 2025, durante o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, realizado nos dias 26 e 27 de julho, na cidade de Barra de São Miguel, no estado de Alagoas. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (CONAQJ).

Representando a Associação Folclórica e Cultural Simpatia da Juventude, Joana, que é Miss Caipira do grupo há cinco anos, conquistou os jurados com sua desenvoltura, expressão cultural e compromisso com a cultura popular. Em todos os concursos que participa, a jovem sempre alcança nota máxima no quesito Miss Caipira, como é conhecido no Amapá. No cenário nacional, o título equivalente é o de Rainha Junina.

Natural do bairro Laguinho, reduto tradicional da cultura negra amapaense, Joana é reconhecida como uma das grandes representantes da juventude cultural do estado. É envolvida com diversas manifestações como o Marabaixo, batuque, toada, carnaval e, claro, a quadrilha junina.

Em 2025, a quadrilha Simpatia da Juventude venceu diversos concursos regionais. A conquista mais importante foi o título do VII Forrozão do Primo Sebastian, promovido pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (FEJUFAP). A vitória garantiu à agremiação o credenciamento para representar o Amapá na competição nacional.

O tema apresentado pela Simpatia da Juventude na quadra junina deste ano foi “Autismo – O Mundo Azul da Fera”, uma proposta que uniu sensibilidade e responsabilidade social, e emocionou o público e os jurados. A apresentação foi decisiva para a consagração de Joana como a melhor Rainha Junina do Brasil.

Em 2024, a quadrilha já havia se destacado nacionalmente, quando o seu marcador, Augusto Júnior, foi eleito o Melhor Marcador do Brasil na mesma competição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo