Educação

Governo do Amapá entrega escola reconstruída à comunidade quilombola do Ambé

Unidade recebeu investimento de R$ 1,4 milhão e vai atender quase 70 estudantes com espaços modernos e acessíveis

A comunidade quilombola do Ambé, na zona rural de Macapá, recebeu neste sábado (16) a Escola Estadual Professor Joaquim Manoel de Jesus Picanço totalmente reconstruída e ampliada. Essa é a 27ª unidade escolar entregue pelo Governo do Amapá desde 2023, a 16ª somente na capital, e a quarta reinaugurada neste mês.

O governador Clécio Luís participou da cerimônia e destacou que o objetivo é garantir dignidade aos estudantes da região.

“A escola Joaquim Picanço está linda, à altura do que o Ambé merece. Não foi uma simples reforma, mas uma reconstrução e ampliação. Nossa equipe se empenhou em proporcionar o melhor ambiente possível para esses estudantes terem dignidade nos seus estudos. Além disso, trouxemos para o Ambé uma série de ações do Governo envolvendo os setores rural e cultural”, afirmou o gestor.

Estrutura moderna e acessível

A obra, executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), contou com investimento de mais de R$ 1,4 milhão. A nova estrutura inclui salas de aula climatizadas, biblioteca com laboratório de informática, playground, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um alojamento com seis quartos, ampliando a oferta do ensino modular.

Para os alunos, a entrega representa transformação.

“Nossa escola era de madeira e estava em situação precária. Hoje temos um lugar seguro, com cadeiras e quadros novos. A comunidade está feliz com essa entrega”, disse Rafael dos Santos, de 25 anos, estudante da unidade.

A aluna Yasmim Emily, que utiliza o espaço do AEE, também comemorou:

“Quero agradecer pela sala do AEE, ficou linda e é um espaço que eu amo tanto.”

Identidade quilombola e valorização cultural

A nova escola reforça o compromisso do Governo com a educação inclusiva e de qualidade, mas também valoriza a identidade da comunidade quilombola do Ambé. Além da infraestrutura, a entrega simboliza um investimento no fortalecimento cultural e social da região.

“Essa escola é um símbolo do compromisso com um futuro sólido e digno para crianças e jovens do Amapá”, destacou a gestão estadual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo