Governo do Amapá implanta sistema que agiliza atendimento de emergências no Ciodes

O Governo do Amapá implantou nesta quinta-feira (21) a ferramenta GT-LOC (Localização e Encaminhamento de Chamadas de Emergência), tecnologia que promete dar mais agilidade e precisão ao atendimento realizado pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).
Com o novo sistema, quando alguém liga para os números 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros), a localização aproximada do celular é enviada automaticamente à central, eliminando a necessidade de o cidadão informar o endereço. Assim, viaturas e ambulâncias podem ser despachadas com mais rapidez, aumentando as chances de sucesso nos atendimentos.
Segundo Diego Alves, coordenador do Ciodes, a ferramenta já reduziu o tempo médio para envio de equipes.
— Antes, a média era de 6,12 minutos para a efetividade do atendimento. Agora, nossa média é de 4,28 minutos. Uma redução de 30% no tempo de despacho, garantindo resposta mais rápida às emergências, destacou.
Além de agilizar os atendimentos, o GT-LOC também ajuda a identificar trotes e ligações indevidas, liberando as linhas para quem realmente precisa de ajuda e garantindo melhores condições de trabalho para os atendentes.
Funcionalidades do GT-LOC
- Localização automática: a posição aproximada do telefone é enviada junto com a chamada de emergência.
- Atendimento mais rápido: o operador já recebe a informação geográfica em um mapa, reduzindo o tempo da ligação.
- Auxílio em situações críticas: mesmo quando o solicitante não consegue falar, como em casos de engasgo, risco de vida ou deficiência de fala, a localização é transmitida automaticamente, permitindo o envio imediato de socorro.
