Governo do Amapá entrega kits de alimentos arrecadados durante congresso farmacêutico a entidades assistenciais de Santana
Ação do programa “Amapá Sem Fome” reforça parceria com instituições socioassistenciais e promove segurança alimentar a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira (22), a entrega de kits de alimentos para três instituições socioassistenciais do município de Santana, a 21 quilômetros de Macapá. A ação integra o programa “Amapá Sem Fome”, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), e teve como objetivo fortalecer o combate à fome e à insegurança alimentar nos 16 municípios do estado.
Os alimentos foram arrecadados durante o Congresso Nacional de Farmácia, realizado em Macapá. Ao todo, mais de três toneladas de alimentos foram doadas e distribuídas entre o Abrigo dos Idosos Casa Padre Luigi Brusadelli, a Casa da Acolhida Marcello Cândia (Lar Betânia) e a Associação Nova Esperança, no bairro Paraíso.

A secretária da Seas, Aline Gurgel, destacou a importância da parceria inédita com o Conselho Federal de Farmácia, que participou pela primeira vez de uma ação do programa.
“Nós tivemos um primeiro diálogo com o conselheiro federal de farmácia do Amapá, que propôs transformar as inscrições do congresso em doações de alimentos para instituições filantrópicas. Hoje, estamos juntos fazendo essa entrega e celebrando esse gesto de solidariedade”, afirmou a secretária.
Desde a sua criação, o programa Amapá Sem Fome já distribuiu mais de 155 mil kits de alimentos entre 2023 e 2025, com recursos estaduais e de emendas parlamentares. O objetivo principal é retirar o Amapá do mapa da fome, garantindo dignidade alimentar à população em situação de vulnerabilidade social.
O Conselheiro Federal de Farmácia pelo Amapá, Carlos André Sena, ressaltou o orgulho de colaborar com uma iniciativa que alcança quem mais precisa.
“Isso nos enche de orgulho porque sabemos que estamos ajudando a alimentar pessoas atendidas nessas instituições de Santana, que precisam desse apoio diário”, destacou.

O coordenador da Casa Padre Luigi Brusadelli, Josinaldo Nogueira Borges, agradeceu as doações e reforçou a relevância da parceria para a manutenção das atividades do abrigo.
“Essa doação é de suma importância para que possamos garantir uma alimentação de qualidade aos 48 idosos que vivem aqui. É um gesto que faz muita diferença”, declarou.
Para a execução do programa Amapá Sem Fome, foram destinados cerca de R$ 24 milhões, com foco em atender os 13% da população amapaense que possuem uma ou nenhuma refeição diária. Os recursos foram viabilizados por meio da articulação do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, e da então deputada federal Aline Gurgel.