Meio Ambiente

ICMBio reforça orientação sobre defeso do caranguejo-uçá no Amapá

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, neste início de mês, uma ação de educação ambiental com a fixação de cartazes informativos sobre o período de defeso do caranguejo-uçá em espaços públicos do município de Amapá, incluindo a colônia de pescadores.

A iniciativa orienta pescadores, comerciantes e a população sobre a proibição da captura, transporte e comercialização da espécie durante a fase da “andada”, período reprodutivo essencial para a manutenção dos estoques naturais. As regras seguem a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 45/2026.

Em 2026, o defeso ocorre nos períodos de 1º a 6 e de 17 a 22 de fevereiro; 3 a 8 e 18 a 23 de março; e de 1º a 6 de abril, com possibilidade de extensão até 22 de abril.

Profissionais fixaram cartazes informativos em espaços públicos

O ICMBio reforça que a captura do caranguejo-uçá é permanentemente proibida dentro da Estação Ecológica de Maracá-Jipioca, por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral.

A norma também determina que pessoas físicas ou jurídicas da cadeia produtiva devem apresentar ao Ibama a Declaração de Estoque antes do início de cada período de defeso.

De grande importância econômica e cultural para as comunidades tradicionais, o respeito ao defeso é fundamental para garantir a preservação da espécie e dos manguezais amazônicos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo