Mandante de homicídio é preso em Ferreira Gomes após ação integrada da Polícia Civil

A Polícia Civil do Amapá prendeu, na manhã desta terça-feira, um foragido da Justiça acusado de ser o mandante de um homicídio ocorrido no ano passado, em Macapá. A captura foi realizada no município de Ferreira Gomes, após trabalho conjunto de inteligência entre a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia de Polícia de Ferreira Gomes e o Núcleo de Operações e Inteligência (NOI).
O crime aconteceu no dia 10 de julho de 2025, em um mercantil no bairro Brasil Novo, na zona norte da capital. A vítima, Lucas Mendonça Flexa, de 22 anos, foi morta a tiros enquanto trabalhava no estabelecimento.
De acordo com o delegado Paulo Moraes, que conduziu a investigação, o executor do crime foi identificado e preso no dia 12 de setembro de 2025, em Macapá. No decorrer das apurações, a polícia conseguiu identificar também o mandante do homicídio.
“Durante as investigações conseguimos identificar inicialmente o executor, o qual foi preso no dia 12 de setembro de 2025 em Macapá, sendo em seguida identificado o mandante do crime. Representamos pela prisão preventiva, que foi cumprida na data de hoje no município de Ferreira Gomes”, explicou o delegado.
Ainda segundo Paulo Moraes, chama atenção o fato de que o mandante era conhecido da vítima. Na madrugada do dia do crime, ambos teriam consumido bebida alcoólica e entorpecentes juntos. Após um desentendimento, passaram a trocar ameaças, o que teria motivado a ordem para a execução de Lucas.A prisão foi realizada por volta das 8h desta terça-feira. O delegado Felipe Rodrigues, responsável pela captura, destacou que o suspeito estava escondido em uma residência no município.
“Após análises de inteligência e troca de informações entre DHPP, Delegacia de Ferreira Gomes e NOI, iniciamos diligências com base nos dados repassados e logramos êxito na localização e captura do foragido, que tentava levar uma vida aparentemente normal para se furtar da aplicação da lei penal”, afirmou.
O delegado Ederson Martel, titular do Núcleo de Operações e Inteligência, ressaltou a importância da integração entre as unidades policiais.
“A DHPP solicitou apoio do Setor de Inteligência para a localização e captura do foragido. Após levantamentos, identificamos que ele poderia estar escondido em Ferreira Gomes. Repassamos as informações à Delegacia do município, que prontamente iniciou diligências e obteve êxito na captura”, destacou.
O preso foi encaminhado para os procedimentos de praxe e ficará à disposição da Justiça.







