Ação integrada entre forças de segurança do Amapá, Pará e Amazonas prende liderança de organização criminosa

Na manhã desta sexta-feira (3), uma operação integrada entre as forças de segurança dos estados do Amapá, Pará e Amazonas resultou na prisão de um foragido da Justiça apontado como liderança de uma organização criminosa que atuava na região Norte.
A ação foi coordenada pela Polícia Civil do Amapá, por meio do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI), em parceria com a Coordenadoria de Inteligência e Operações (CIOP) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá, a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Amapá e forças policiais dos estados vizinhos.
O criminoso Aguinaldo Nascimento de Lima, de 32 anos, tinha um mandado de prisão expedido pela Vara de Execução Penal de Santarém (TJPA). Ele já havia sido condenado pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa, com pena total de 41 anos a cumprir.
Segundo o delegado Ederson Martel, chefe do NOI, o preso exercia papel de liderança e conselheiro dentro da facção.
“Esse indivíduo ordenava mortes e enviava armas e drogas para o Amapá. Sua captura demonstra a efetividade do combate ao crime organizado e a importância da integração entre as forças de segurança dos estados envolvidos. Com base em informações de inteligência, conseguimos localizá-lo e efetuar a prisão em uma embarcação que chegava a Manaus, no Amazonas”, destacou.
Forças que participaram da operação
- Núcleo de Operações e Inteligência da Polícia Civil do Amapá;
- Coordenadoria de Inteligência e Operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá;
- Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Amapá;
- Delegacia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas;
- 2º Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar do Pará;
- Núcleo Regional de Inteligência do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Pará;
- Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Pará / Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas (NAI-BMA/NIP-PCPA).
A prisão reforça o trabalho conjunto das forças de segurança no combate às organizações criminosas que atuam no Norte do país.