Alcione lança “Marabaixo: Tradição do Amapá” em parceria com artistas amapaenses

A cantora Alcione lançou o single “Marabaixo: Tradição do Amapá”, um medley que valoriza a cultura afro-amapaense e reúne canções tradicionais do marabaixo. O projeto é fruto de um convite do Governo do Amapá e conta com a participação de artistas e compositores do estado.
A escolha da artista se deve à sua forte ligação com os ritmos populares brasileiros, especialmente do Norte e Nordeste, presentes ao longo de sua carreira. A iniciativa também dialoga com o anúncio da escola de samba Mangueira, que em 2026 homenageará o Amapá com o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju: o Guardião da Amazônia Negra”.
Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o marabaixo é uma manifestação afro-brasileira que une música, dança e religiosidade, sendo um dos principais símbolos da identidade cultural do Amapá.

O single reúne composições autorais e músicas de domínio público, com destaque para obras de Joãozinho Gomes, um dos principais nomes da música amapaense. A produção musical e os arranjos são assinados por Alan Gomes, com percussão da caixa de marabaixo executada por Nena Silva, do quilombo do Curiaú.
Gravado no Rio de Janeiro, o projeto reúne ainda representantes da tradição do marabaixo e reforça o papel do Amapá como referência da Amazônia Negra, ampliando a visibilidade nacional dessa expressão cultural.









