Cultura

Amapá elege maior delegação da história em conferência estadual pela igualdade racial

Durante os dias 21, 22 e 23 de julho, Mazagão Velho foi palco principal de um marco histórico para o movimento negro do Amapá. A realização da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (V COEPIR), organizada pelo Governo do Estado, sob a gestão do governador Clécio Luís, por meio da Fundação Marabaixo e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Instituto Amazônia Criativa, reuniu delegações de 14 municípios em intensos debates sobre equidade, direitos e políticas públicas voltadas à população negra.

Representantes de Macapá, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão, Ferreira Gomes, Porto Grande, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Santana, Pedra Branca do Amapari, Itaubal do Piririm, Cutias do Araguari e Vitória do Jari trouxeram à tona pautas fundamentais como o enfrentamento à intolerância religiosa, a valorização das comunidades quilombolas, tradicionais, a preservação cultural e a promoção democracia, reparação e da justiça racial.

Segundo dados do IBGE, 78% da população do Amapá se autodeclara negra. Essa maioria se fez ouvir com vigor na conferência, que foi espaço de vozes potentes de quilombolas, povos de terreiro, comunidades tradicionais, indígenas, ciganos e demais grupos, historicamente marginalizados. Juntos, propuseram e votaram ideias que serão levadas à V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, marcada para setembro, em Brasília.

A V COEPIR também foi palco de uma conquista inédita: a eleição de 25 delegados, compondo a maior delegação da história do Amapá em conferências estaduais de igualdade racial.

Uma proposta aprovada durante o evento, de autoria da diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, garantiu que cada município presente tivesse, ao menos, um delegado nacional, o que resultou na presença de 14 dos 16 municípios do estado na próxima etapa nacional, consagrando o Amapá como o estado mais plural da conferência.

“Essa decisão representa o compromisso do governador Clécio Luís com a pauta racial e os direitos da população negra do Amapá. É um reflexo direto das ações do programa Amapá Afro, que tem priorizado políticas públicas para os povos tradicionais, quilombolas e de matriz africana.

“Agradeço imensamente a cada município e a cada delegado que participou dessa jornada histórica. Juntos, seguimos firmes na construção de um Amapá mais justo e igualitário”, afirmou Josilana Santos.

A V COEPIR reafirmou o protagonismo negro no estado e consolidou o Amapá como referência na luta por equidade racial na região amazônica. Em setembro, essa força será levada a Brasília, fortalecida pela diversidade, guiada pela ancestralidade e impulsionada pela esperança.

Fotos: Elmano Pantoja

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo