Amapá ganha 292 novos soldados da Polícia Militar em formatura histórica
Governador Clécio Luís destacou que os militares são “a melhor parte da estratégia de segurança pública”

O Amapá ganhou reforço na segurança pública com a formatura de 292 novos soldados da Polícia Militar, realizada nesta sexta-feira (15), no Sambódromo de Macapá. A cerimônia marcou a conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD), que durou seis meses e contou com cerca de mil horas/aula em 32 disciplinas, seguindo a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O governador Clécio Luís, que deu nome à turma, celebrou o momento como parte da política de valorização da segurança pública. “Estes soldados são a melhor parte dos compromissos cumpridos da estratégia para a segurança pública do Amapá. Mais emprego melhora a vida, combate a pobreza, combate a insegurança, combate o crime. Sem dúvidas, é a melhor turma de soldados de todos os tempos da Polícia Militar do Amapá”, afirmou o gestor.

Reforço histórico na tropa
Essa foi a segunda turma convocada do concurso de 2022. Ao todo, já são 824 novos policiais incorporados desde o início da atual gestão, representando quase 30% de renovação da tropa. O efetivo da PM-AP, que era de 2,7 mil em 2022, agora chega a 3.580 militares. A previsão é de que mais 250 alunos iniciem o curso na terceira turma.
Durante a cerimônia, o senador Randolfe Rodrigues, patrono da turma, reforçou a importância da convocação. “O governador Clécio Luís é o que mais convocou policiais militares na história do Amapá, valorizou a tropa e equipou a instituição. Esta é uma turma preparada para servir e proteger a população.”
Reconhecimento e emoção
O orador da turma, agora soldado Caique Rocha, destacou o esforço da formação. “Descobrimos que somos mais fortes do que imaginávamos. O CFSD 2025 é, com orgulho, a melhor turma da história. Estamos prontos para cumprir a missão com coragem, disciplina, lealdade e amor pelo Amapá.”

Também foi entregue pela primeira vez a Medalha do Mérito Intelectual, criada em julho pelo governador, para os três melhores desempenhos da turma.
O comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior, ressaltou os avanços da corporação. “Hoje a Polícia Militar está mais forte com a chegada destes soldados, que vão fazer diferença positiva na sociedade.”
Investimentos em segurança
Desde 2023, o Governo do Amapá tem realizado o maior pacote de investimentos da história da PM-AP, incluindo a aquisição de mais de 140 viaturas, armamentos modernos, drones, rádios, ambulâncias e infraestrutura para batalhões, delegacias e o Ciodes.
Além de fortalecer a segurança pública, a chegada dos novos soldados movimenta a economia local, com mais empregos e renda para famílias amapaenses.
