AmapáSaúde

Carreta Delas é lançada em Santana e vai levar saúde itinerante a cinco municípios do Amapá

O projeto Carreta Delas foi lançado nesta quinta-feira (25) em Santana e já começa os atendimentos nesta sexta-feira (26). A iniciativa vai percorrer cinco municípios do Amapá, oferecendo consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem, além de ações de prevenção e educação em saúde.

Com uma frota formada por seis unidades móveis totalmente equipadas, entre carretas, caminhões-baú, ônibus, vans e ambulância, o projeto tem expectativa de realizar 50 mil atendimentos em 12 meses, sendo 6 mil voltados exclusivamente à saúde da mulher.

Durante o lançamento, o governador Clécio Luís destacou que o projeto representa um novo modelo de acesso à saúde. “O que nasceu como uma carreta de atendimento hoje se transformou em uma frota inteira. É uma verdadeira estrutura de saúde sobre rodas. A mulher é o centro desse projeto, mas vamos atender também homens, idosos e crianças, levando serviços especializados e, acima de tudo, prevenção. É saúde chegando perto das pessoas, de forma humana e completa”, afirmou.


Governador Clécio Luís

Programação do Carreta Delas

📍 Confira as datas e locais de atendimento:

  • 26 de setembro a 5 de outubro de 2025 – Santana (Praça do Fórum, bairro Vila Amazonas)
  • 31 de outubro a 9 de novembro de 2025 – Mazagão (Praça 15 de Novembro – anfiteatro)
  • 5 a 14 de dezembro de 2025 – Porto Grande
  • 16 a 25 de janeiro de 2026 – Macapá (Zona Sul)
  • 27 de fevereiro a 8 de março de 2026 – Macapá (Zona Norte)

Os serviços serão realizados por agendamento prévio, divulgado nas redes sociais do Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras). Também haverá livre demanda, ampliando o acesso da população.

Saúde mais perto da população

Com mais de 120 profissionais envolvidos, a Carreta Delas reforça o compromisso de ampliar a rede de atendimentos gratuitos pelo SUS, reduzir filas e aproximar os serviços de quem mais precisa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo