Colisão frontal na AP-070 deixa duas pessoas mortas e várias feridas

Uma colisão frontal registrada na manhã deste domingo (5), no km 37 da rodovia AP-070, no trecho do Abacate da Pedreira, resultou em duas mortes e múltiplos feridos. O acidente envolveu dois veículos de passeio um Fiat Toro branco, de placa SAK-6E25, e um Chevrolet Onix branco, de placa QTX-9A81.
De acordo com o relatório da Polícia Militar do Amapá, o condutor da Fiat Toro, Joacir Oliveira dos Reis, relatou que trafegava no sentido Macapá/interior quando o motorista do Onix, que seguia na direção contrária, tentou uma ultrapassagem indevida, invadindo a pista contrária e provocando a colisão frontal.
Vítimas e resgate
No Chevrolet Onix estavam seis ocupantes, configurando lotação excedente. O condutor foi identificado como Raimundo Santos da Silva, de 44 anos. Também estavam no veículo Júlio César Alves de Souza, Charles William Reis Figueiredo, Diego Pereira Pacheco, Ruam Douglas Santos Barbosa e Andrei Santos Maciel, de 19 anos.
Raimundo Santos e Andrei Maciel tiveram morte instantânea. Devido à gravidade clínica de Ruam Douglas, que precisou ser entubado, ele foi transportado pelo helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) até o Hospital de Emergências de Macapá.
Os demais passageiros foram socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros e levados para atendimento médico.
No Fiat Toro, além do condutor Joacir Oliveira, estavam Vera Lúcia Lamarão de Melo, Antônio Augusto Oliveiras dos Reis e Zeneide Amorim, de 62 anos. Todos foram atendidos no local e encaminhados ao hospital.
Perícia e autuações
A Politec enviou uma equipe ao local, coordenada pelo perito Flávio Cambraia, que realizou os levantamentos de praxe e providenciou a remoção dos corpos das vítimas fatais para o Instituto Médico Legal (IML).
Durante a verificação documental, a polícia constatou que o Fiat Toro estava com o licenciamento atrasado desde 2022, embora a CNH do motorista estivesse regular. Um auto de infração foi lavrado com base no artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Já o Chevrolet Onix, embora com documentação em dia, foi autuado por lotação excedente, conforme o artigo 231, inciso VII, do CTB.
O teste do etilômetro aplicado ao condutor da Toro apresentou resultado de 0,00 mg/L, descartando a ingestão de álcool.
Segundo o boletim, oito pessoas foram socorridas, sendo que seis deram entrada no Hospital de Emergências e permanecem sob cuidados médicos.
As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil e pela Politec, que deverão emitir laudos técnicos nos próximos dias.