Saúde

Com apoio do TFD, família amapaense viaja para Porto Alegre em busca de transplante renal para criança de 3 anos

Aos 3 anos, a pequena Manuela Gomes enfrenta uma batalha pela vida com coragem e determinação. Diagnosticada com insuficiência renal crônica em estágio avançado ainda nos primeiros dias de vida, a criança embarcou no último sábado (6) para Porto Alegre (RS), onde será avaliada para entrar na fila de transplante de rim.

A viagem só foi possível graças ao apoio do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), oferecido pelo Governo do Amapá, que viabilizou as passagens aéreas e toda a logística da família até a capital gaúcha.

Moradora de Porto Grande, a mãe da criança, Nilcinara Cruz, conta que desde o nascimento de Manuela, a família precisou fazer diversas mudanças em busca de melhores condições de tratamento. Acompanhada do marido Manoel Gomes e das duas outras filhas, ela se mudou para Santana, mais próxima da capital, Macapá, onde a filha passou a ser atendida no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), com acompanhamento mensal por um nefrologista pediátrico.

“Quando fui ter a Manu, ela foi direto para a incubadora. No segundo dia, os exames já mostravam alterações, e descobriram que ela tinha falência renal. Foi um baque deixar tudo para trás, mas sabíamos que era necessário. Fazemos tudo por ela, e continuamos lutando todos os dias”, relembra a mãe, emocionada.

A entrada no pedido de TFD foi feita em fevereiro deste ano. Após reunir a documentação e exames exigidos, a família recebeu, em junho, a resposta positiva para a viagem. Nilcinara destacou o acolhimento e a agilidade da equipe do programa. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade de vida para a Manu”, afirmou.

A família já está em Porto Alegre e Manuela passou pela primeira consulta de avaliação. A expectativa é que, com as próximas etapas, ela possa ser inserida na lista de espera para o transplante.

“Desde o começo, fomos acolhidos. O Hcal, os médicos, a equipe do TFD, todos nos ajudaram. Minha filha merece essa oportunidade. Manu é um milagre de Deus, uma guerreira. Vivemos momentos difíceis, mas agora estamos mais perto de dar a ela uma nova chance”, disse Nilcinara.

Tratamento Fora do Estado

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um benefício garantido por lei a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamentos não disponíveis em seu estado de origem. Por meio do programa, o Governo do Amapá busca clínicas ou hospitais credenciados em outros estados e providencia transporte e suporte para o paciente e, quando necessário, acompanhantes.

A atual gestão estadual tem avançado com a realização de procedimentos dentro do próprio Amapá, como a cirurgia de artroplastia de ombro reverso, que antes demandava envio pelo TFD e agora é feita pelo programa Zera Fila. Também está em fase final a construção do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, que promete transformar a oferta de tratamento oncológico no estado — uma das maiores demandas do TFD atualmente.

A família de Manuela segue agora com esperança e fé nos próximos passos do tratamento. “Ela vai vencer. Vai fazer o transplante, vai se recuperar, e a gente vai voltar pra casa. É nisso que acredito todos os dias”, concluiu a mãe.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo