Política

Davi Alcolumbre anuncia calendário para sabatina de Jorge Messias e destaca alinhamento com a CCJ

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira (25), o calendário acordado com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar, para a sabatina do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente da República para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

A indicação foi tornada pública na quinta-feira passada, durante o feriado, por meio de nota oficial do governo. Segundo Alcolumbre, o processo de diálogo começou imediatamente após seu retorno a Brasília. “Assim que retornei, iniciei conversas com líderes, senadores e senadoras. Temos apenas cerca de vinte e cinco dias até o encerramento do ano legislativo, então era fundamental compatibilizar o calendário com a agenda da CCJ”, afirmou.

O presidente do Senado destacou que a prerrogativa constitucional para conduzir a sabatina é da Comissão de Constituição e Justiça. Por isso, buscou, diretamente o presidente do Colegiado para definir um rito possível diante da sobrecarga de matérias.

“Conversei longamente com o senador Otto Alencar e construímos juntos um calendário responsável, transparente e viável. Fico muito satisfeito com esse entendimento institucional”, disse Davi.

De acordo com Otto, o senador Weverton (PDT-MA) apresentará o relatório para a indicação no dia 3 de dezembro. Depois da leitura, Otto concederá vista coletiva de uma semana para os membros da Comissão. Depois desse prazo, a CCJ votará a indicação no dia 10, encaminhando a decisão ao Plenário do Senado.

“Assim que a CCJ concluir sua etapa, cumprirei meu papel encaminhando a matéria para deliberação do Senado Federal”, assegurou Davi Alcolumbre.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo