Polícia

Dez visitantes que tentavam entrar com drogas e materiais ilícitos no Iapen são presos em flagrante

Policiais penais identificaram e prenderam em flagrante 10 visitantes que tentaram entrar na Instituto de Administracao Penitenciaria do Amapa (Iapen) com grandes quantidades de entorpecentes e outros materiais ilícitos. Das detidas, quatro foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

A abordagem às suspeitas aconteceu no sábado, 26, e neste domingo, 27, durante o processo de revista pela passagem no “scanner corporal”, no horário de entrada de visitantes. O fato é histórico no sistema penitenciário do Amapá.

As mulheres detidas foram levadas para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval, em Macapá, onde foram encaminhadas às autoridades da Polícia Civil para as medidas cabíveis e legais que o caso requer juridicamente. Todas as mulheres ficarão impedidas de realizar visitas enquanto aguardam julgamento e tempo da condenação.

Reforço no sistema penitenciário

Tendo a Segurança Pública como uma das prioridades da gestão, o governador Clécio Luís, já nomeou no total 390 policiais penais para desempenhar funções no Iapen. Essa ampliação do quadro funcional tem sido fundamental para fortalecer as ações de segurança nas unidades prisionais do estado. 

Em 2024, o Amapá registrou uma queda de 33,04% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), alcançando a melhor série histórica dos últimos 13 anos.  

Cumprindo regras 

Em maio do ano passado, o Iapen instituiu novas regras para entrada de visitantes e alimentação na unidade. Já no início de junho de 2024, as novas prescrições entraram em vigor com as seguintes mudanças: apenas uma visita é liberada por semana e a entrada de alimentos é regulada para impedir o comércio ilegal dos produtos entre os internos.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), explica que as normas integram as estratégias de defesa da sociedade do Governo do Estado e seguem a política nacional de combate aos grupos criminosos definidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, o sistema prisional do Amapá entra em conformidade com os demais presídios do país. O estado era o único que ainda mantinha o maior horário de visitação. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo