Educação

Etapa final da 1ª Paralimpíada e Olimpíada Matematicando do Amapá acontece nos dias 5 e 6 de dezembro

Nos dias 5 e 6 de dezembro, o Governo do Estado vai promover a etapa final da Paralimpíada e Olimpíada Matematicando do Amapá, respectivamente. Esta é a primeira vez que o evento é realizado na rede estadual de ensino, e vai acontecer na Escola Estadual Raimunda Virgolino, em Macapá, com premiações para os melhores colocados.

A iniciativa consiste em uma olimpíada de matemática em que os estudantes utilizam o aplicativo Matematicando para responder questões. A competição é dividida por categorias do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 4º ciclo da Educação de Jovens e Adultos.

Na Paralimpíada, as categorias consideram a especificidade de cada deficiência, com grupos para alunos com Transtorno do Espectro Autista; deficiência intelectual; deficiência física; cegueira; baixa visão; e em avaliação.

Os três estudantes de maior desempenho em cada categoria serão premiados com notebooks, celulares ou tablets, além de receberem medalhas e troféus. Os professores responsáveis pelos estudantes campeões também serão premiados, e a escola com mais campeões receberá um prêmio surpresa.

A competição faz parte do programa Edutech Amapá, da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a empresa Inteceleri Tecnologia para a Educação. A secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro, explica que os finalistas foram selecionados a partir de classificatórias com mais de 72 mil alunos, alcançando mais de 150 escolas, em todos os 16 municípios do estado.

“Nosso objetivo com o Edutech Amapá é fortalecer o ensino da matemática aliando a tecnologia com o aprendizado. A olimpíada é um exemplo disso, porque utiliza uma metodologia gamificada, com um aplicativo, para envolver os estudantes”, afirma a secretária adjunta.

O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, destaca que o fortalecimento da aprendizagem em matemática é uma das prioridades da gestão.
“Estamos investindo em tecnologia, formação de professores e em metodologias inovadoras que aproximam os estudantes do conhecimento. A Matematicando tem transformado a relação dos alunos com a disciplina e mostrado resultados reais nas escolas”, ressalta Paulo Lemos.

Além da olimpíada, o projeto Edutech Amapá promove a distribuição de livros paradidáticos e aplicativos didáticos, além de implementar soluções tecnológicas voltadas à gestão escolar, ao ensino, à avaliação e ao aprendizado de matemática. Para fortalecer essa iniciativa, estão sendo realizadas formações para professores em todos os municípios do estado.

SERVIÇO
Final da 1ª Paralimpíada e Olimpíada Matematicando do Amapá
Data: 5 e 6 de dezembro
Local: Escola Estadual Raimunda Virgolino – Macapá
Promoção: Governo do Estado / Secretaria de Estado da Educação (Seed)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo