Política

Instituída a Central do Jovem Trabalhador Inovador que visa ampliar oportunidades de emprego para a juventude

Lei é da deputada federal Aline Gurgel

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4306/19, que institui a Central do Jovem Trabalhador Inovador (CJTI). A proposta altera o Estatuto da Juventude e tem como objetivo facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho por meio da integração de informações sobre vagas e cursos de qualificação profissional.

A deputada federal Aline Gurgel (AP) é uma das autoras da proposta e afirma que a iniciativa surgiu a partir de diálogos com famílias preocupadas com o futuro profissional de seus filhos.

“Sou defensora das mulheres e, conversando com elas em seus lares, vi a grande preocupação com seus filhos. Depois de várias pesquisas, verificamos que não tínhamos no Brasil um banco de jovens talentosos. É necessário que exista esse banco de dados para que empresas e indústrias possam acessar. Considero essa uma grande lei, um marco na política da juventude do Brasil. Também conseguimos inserir no Estatuto da Juventude a educação a distância”, destacou.

A CJTI será um sistema nacional que reunirá e compartilhará, entre União, estados, Distrito Federal e municípios, informações sobre jovens inscritos em cursos ou vagas de emprego. O banco de dados também integrará informações já existentes sobre jovens aprendizes nos entes federados.

O texto do projeto ainda determina que 20% das vagas de qualificação profissional sejam reservadas a jovens com deficiência, que também terão prioridade na ocupação de vagas de trabalho, a fim de ampliar suas chances de inserção no mercado.

Se aprovado, o projeto promete ser uma ferramenta estratégica para conectar jovens talentos a oportunidades de emprego e capacitação, fortalecendo as políticas públicas voltadas à juventude em todo o Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo