Cidadania

Macapá amplia rede de atendimento psicológico gratuito nas UBSs e serviços especializados

A Prefeitura de Macapá está reforçando a rede de atenção à saúde mental no município. Atualmente, 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem atendimento psicológico gratuito para crianças, adolescentes e adultos, incluindo serviços emergenciais e acompanhamento especializado em casos de violência.

O atendimento psicológico clínico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas UBSs. Já os serviços emergenciais funcionam em unidades estratégicas, como a UBS Marabaixo (7h às 19h) e a UBS Marcelo Cândia (13h à 1h).

A iniciativa também alcança áreas ribeirinhas e distritos por meio do serviço Psicologia Itinerante, que leva acolhimento, escuta e orientação com o apoio da UBS Fluvial Célia Trasel. Além disso, unidades como Macapaba, Leozildo, Congós, Pantanal, Marabaixo e Perpétuo Socorro oferecem suporte psicológico para crianças vítimas de violência.

Atendimento para crianças e adolescentes com TEA

A rede municipal oferece serviços específicos para crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), como:
• Avaliação multiprofissional: nas Salas Coração Azul (UBSs São Pedro, Cláudio Leão e Lélio Silva), CAPS Infantil, Clínica Escola Coração Azul e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes;
• Intervenção multiprofissional: no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no CAPS Infantojuvenil.

Serviços de média complexidade

A Rede de Atenção Psicossocial também dispõe de:
• Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) – para adolescentes em situação de vulnerabilidade ou com dificuldades relacionadas ao uso de substâncias;
• Instituto Macapaense de Pediatria (Impe) – referência em emergências psiquiátricas infantis;
• Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) – especializado em casos de violência obstétrica.

Saúde do trabalhador e população LGBTQIA+

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) atua em prevenção e tratamento de profissionais da capital, com apoio de UBSs sentinelas. Já a população LGBTQIA+ conta com acompanhamento psicológico e multiprofissional, estendido também às famílias, promovendo acolhimento e fortalecimento do cuidado.

Rede humanizada

A coordenadora municipal de Saúde, Joelma Ribeiro, destaca que o serviço foi estruturado para atender diferentes demandas: “O serviço atua desde rodas de conversa coletivas até psicoterapia individual, contemplando conflitos familiares, transtornos mentais, acompanhamento na gestação, atendimento infantil, inclusive em casos de violência, e suporte especializado para transtornos graves. Os psicólogos estão presentes nas UBSs, em visitas domiciliares, na saúde do trabalhador e nas equipes multiprofissionais, formando uma rede qualificada e preparada para oferecer cuidado integral e humanizado”, afirmou.

se

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo