Mães privadas de liberdade recebem visita especial de filhos em programação do Dia das Crianças realizada pela Nutrimax
Ação faz parte do projeto Acolher, da Empresa Nutrimax, e contou com brincadeiras e doações, reforçando o compromisso com a humanização das políticas penais e o fortalecimento dos vínculos familiares.

A manhã deste domingo, 12, foi diferente na Penitenciária Feminina de Macapá. O ambiente, geralmente marcado pela rotina do sistema prisional, se encheu de sorrisos, abraços e emoção. As mães privadas de liberdade receberam uma visita especial dos filhos em uma programação dedicada ao Dia das Crianças, que contou com brincadeiras, palhaço, lanches e doações de brinquedos.

A ação faz parte do Projeto Acolher, iniciativa do grupo Nutrimax que busca tornar o ambiente prisional mais humano e fortalecer os laços familiares. Esta foi a segunda edição realizada em 2025. Em maio, o projeto promoveu um café da manhã especial em homenagem ao Dia das Mães, reunindo cerca de 200 mulheres e reforçando a importância da convivência e do amor como parte do processo de ressocialização.
“Nesse segundo momento, nossa intenção é homenagear as crianças, privilegiando o contato entre mães e filhos e trazendo um pouco de carinho em tudo o que a alimentação representa: cuidado, zelo e afeto. Queremos proporcionar um instante de acolhimento e alegria, com brinquedos, uma alimentação especial e momentos de brincadeira e convivência”, disse o diretor geral da Nutrimax, Hamilton Bisneto.

O contato das mães custodiadas com seus filhos só é possível durante datas comemorativas, como o próprio Dia das Crianças. Há um ano e dois meses na Penitenciária Feminina, Estefani Caroline, de 24 anos, conta que o momento é celebrado por todas as presas, já que garante a oportunidade de ter um instante de lazer e descontração com as crianças.
“É muito bom. Todas nós já estamos há muito tempo aqui. Eu, inclusive, estou há um ano e dois meses sem ver meu filho. E todas nós ficamos muito felizes e gratas com um evento como esse, um momento para estar com os nossos filhos, o que é maravilhoso. Vai ficar marcado”, relata.

Segundo a agente penal da Penitenciária Feminina, Simone de Oliveira, ampliar o número de visitas faz parte dos projetos futuros da unidade. Atualmente, a instituição passa por uma reforma, mas, de acordo com ela, dentro das possibilidades, tem buscado realizar ações como esta.
“A Penitenciária Feminina recebe com muita alegria este momento, que fortalece os vínculos familiares e reafirma o nosso compromisso com a humanização das políticas penais. Temos buscado realizar ações como esta, justamente para que as crianças não cresçam afastadas do convívio e do afeto materno”, afirmou Simone.


