Pesar

Morre Amadeu Lobato, mestre do teatro amapaense, aos 70 anos

Faleceu nesta terça-feira (6), em Macapá, o diretor, ator, dramaturgo e produtor cultural Amadeu Lobato, aos 70 anos. Conhecido por seu trabalho nas artes cênicas do Amapá, Amadeu enfrentava um câncer no fígado.

Sua trajetória se confunde com a história do teatro amapaense. Ao longo de décadas, formou gerações de artistas locais e tornou-se uma figura ativa e respeitada no cenário cultural do estado.

Com uma vida dedicada ao teatro, Amadeu Lobato ficou conhecido principalmente por dar vida ao tradicional espetáculo “Uma Cruz para Jesus”, que, em 2025, completou 46 anos em cartaz. A primeira apresentação ocorreu em 1979, com o apoio da Igreja Católica, e, desde então, a peça se tornou um espetáculo ontológico e clássico do Amapá. Realizada ao ar livre, na lateral norte da Fortaleza de São José de Macapá, a montagem é gratuita e aberta a todos os públicos, sem distinção de cor, etnia, religião ou classe social.

Ao longo de quatro décadas, “Uma Cruz para Jesus” se transformou em uma verdadeira escola de teatro, sendo o palco de estreia de muitos artistas locais. Anualmente, a apresentação envolvia mais de cem atores e atrizes.

Amadeu Lobato deixa um legado que ultrapassa gerações. Seu nome será sempre lembrado como referência no teatro amapaense, tanto na sociedade quanto na academia, e seu trabalho continuará inspirando artistas e amantes da cultura em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo