Cidades

Obra do Centro de Reservação do bairro Buritizal chega a 80% e entra na reta final

A obra do Centro de Reservação do bairro Buritizal, CR Buritizal, já atingiu 80% de conclusão e avança para a fase final de execução. Atualmente, as frentes de trabalho atuam nos serviços de montagem do reservatório e além de outros serviços voltados à mecânica do local.

Entre as etapas já finalizadas estão a base do reservatório e a infraestrutura civil da sala elétrica. A Área de Apoio Técnico, AAT, também está 95% concluída, restando apenas a interligação com o sistema que vem da Estação de Tratamento de Água de Macapá, ETAM.

Nas próximas etapas, as equipes da Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, vão trabalhar na infraestrutura elétrica, que inclui a instalação da subestação, cabeamento, painéis e sistema de automação.

Outro diferencial da obra é o uso de adutoras em PEAD, um material de alta resistência e vida útil superior ao PVC. O sistema também conta com automação moderna e controle PID, que ajusta automaticamente as pressões de acordo com o consumo do local. Isso permite maior eficiência no uso da água e da energia, garantindo melhor desempenho nos horários de pico.

“Nas adutoras, as grandes tubulações responsáveis por levar a água do reservatório até a casa dos moradores, nós estamos utilizando um material de primeira linha. Segundo os fabricantes, esse material tem uma vida útil de 30 a 50 anos a mais do que os outros materiais que antes eram utilizados no saneamento”, afirma o gerente de serviços da CSA, Matheus Reato.

Adutora

A nova adutora, já instalada, possui 690 metros de extensão e 900 milímetros de diâmetro e interliga a rede existente ao novo Centro de Reservação. Com essa iniciativa, a CSA pretende ampliar a capacidade de distribuição de água, melhorar a pressão nas redes e reduzir os históricos problemas de desabastecimento nessa região.

Quando concluído, o CR Buritizal vai reforçar o abastecimento para mais de 70 mil pessoas em 14 bairros de Macapá, garantindo mais regularidade, segurança e qualidade na distribuição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo