PF prende cidadão francês por tráfico de animais silvestres e posse ilegal de munições em Oiapoque
Suspeito foi flagrado tentando atravessar a Ponte Binacional com aves nativas em direção à Guiana Francesa

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (8), um homem de nacionalidade francesa acusado de tráfico de animais silvestres e posse ilegal de munições, no município de Oiapoque, extremo norte do Amapá.
De acordo com a PF, o suspeito foi flagrado colocando três gaiolas com pássaros de possível origem nativa no interior de um veículo. Os agentes federais passaram a acompanhar o automóvel e constataram que ele se dirigia à Ponte Binacional, com destino à Guiana Francesa.
Diante da suspeita de tentativa de tráfico internacional de animais silvestres, os policiais realizaram a abordagem. Durante a fiscalização, foram encontradas três aves aparentemente pertencentes a espécies nativas do Brasil, além de 20 munições e duas armas brancas.
O cidadão francês foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Oiapoque para os procedimentos legais cabíveis. As aves foram apreendidas e serão encaminhadas aos órgãos ambientais responsáveis para avaliação e, posteriormente, devolução ao habitat natural.
A Polícia Federal reforça que o tráfico de animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e alerta que a prática representa uma grave ameaça à biodiversidade brasileira, além de contribuir para o sofrimento e a morte de inúmeras espécies.