PF prende dois suspeitos por tráfico de pessoas e exploração sexual em Oiapoque

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Arapuca 2, com o objetivo de combater crimes relacionados ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e outros delitos graves no município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá.
A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, executados no distrito de Vila Vitória e na região central de Oiapoque. Os alvos são investigados por uma série de crimes, incluindo:
• Tráfico de pessoas com fins de exploração sexual;
• Comércio ilegal de armas de fogo;
• Armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil;
• Favorecimento da prostituição de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A operação é um desdobramento de uma ação realizada em dezembro de 2023, quando três pessoas foram presas após uma denúncia levar os agentes a uma situação de cárcere privado. Na época, uma vítima foi resgatada após ser mantida em cativeiro e oferecida à prostituição para pescadores da região.
Os investigados haviam obtido o direito de responder ao processo em liberdade. No entanto, novos indícios surgiram durante o andamento das investigações, apontando que dois deles retornaram às práticas criminosas, inclusive ampliando suas ações para o comércio ilegal de armas e outras formas de exploração.
A Polícia Federal segue investigando o caso e alerta para a gravidade desses crimes, que envolvem violações aos direitos humanos e colocam em risco a integridade de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.
A Operação Arapuca 2 reforça o compromisso da PF no combate ao tráfico de pessoas, à exploração sexual e ao crime organizado na região de fronteira.