PF prende integrante de organização criminosa transnacional em Oiapoque

A Polícia Federal deflagrou neste domingo (24) a Operação Boulanger 2, com o objetivo de combater crimes relacionados ao garimpo ilegal, tráfico de drogas, armas e munições, além de ações de uma organização criminosa armada com atuação transnacional.
As investigações tiveram início após diversas denúncias recebidas pela Delegacia da PF em Oiapoque, que relatavam a invasão armada em um garimpo na Guiana Francesa, supostamente praticada por integrantes de uma facção criminosa formada por brasileiros, com base no município amapaense.
Na primeira fase da operação, a PF conseguiu identificar e qualificar parte significativa do grupo criminoso, resultando na prisão preventiva de cinco integrantes.
Nesta segunda etapa, os agentes identificaram um novo membro da organização, responsável por atuar como apoio logístico e operacional. Ele fazia o transporte fluvial e terrestre de armas, drogas, dinheiro, produtos de higiene e alimentos, além de prestar suporte em áreas de difícil acesso e realizar ações de resgate e ocultação de armamentos entre o Brasil e a Guiana Francesa.
Durante o cumprimento do mandado, o suspeito foi preso em flagrante com uma pistola de uso restrito, 1,1 kg de ouro, além de materiais como motores e internet portátil via satélite.
O homem foi levado para a Delegacia da Polícia Federal em Oiapoque e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional. Ele poderá responder por participação em organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo e usurpação de bens da União.