Polícia

Polícia Federal deflagra a Operação Segurança Legal IX e no Amapá 4 empresas clandestinas são encerradas

A Polícia Federal deflagrou em todo o Brasil, nesta quinta-feira (9), a Operação Segurança Legal IX, com ações simultâneas em todas as unidades do país. A iniciativa tem como objetivo combater empresas clandestinas que realizam atividades de segurança privada sem autorização da instituição.

Em todo o Brasil, participam da operação aproximadamente 590 policiais federais, com fiscalizações em 27 capitais e 96 unidades descentralizadas. Ao todo, 565 estabelecimentos estão sendo vistoriados, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros locais que possam estar utilizando serviços de segurança irregular.

No Amapá, a Polícia Federal encerrou quatro empresas suspeitas de atuar de forma clandestina. A ação foi coordenada pela Delegacia de Controle de Segurança Privada (DELESP) da Superintendência Regional da PF no estado, com foco em verificar a legalidade dos serviços prestados e o cumprimento das normas que regulamentam o setor.

Realizada anualmente desde 2017, a Operação Segurança Legal tem como objetivo coibir a atuação ilegal no mercado de segurança privada, garantindo mais proteção à sociedade e o cumprimento da legislação específica.

De acordo com a Polícia Federal, a contratação de segurança privada clandestina representa um grave risco à segurança pública, pois os profissionais não passam pelo controle da instituição, responsável por verificar antecedentes criminais, formação técnica e aptidão física e psicológica dos vigilantes.

A PF reforça que somente empresas devidamente autorizadas podem prestar serviços de segurança privada e contratar vigilantes, assegurando que a atividade seja exercida com legalidade, segurança e responsabilidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo