Projeto Curicarte encerra primeira edição com mostra artística e ação social em Itaubal

Iniciativa cultural realizada na comunidade do Curicaca promove oficinas artísticas para crianças e jovens e integra arte, inclusão e solidariedade
O município de Itaubal recebe, nesta sexta-feira (19), o encerramento da primeira edição do Projeto Curicarte, iniciativa de iniciação artística voltada para crianças e jovens da comunidade do Curicaca. O projeto é realizado desde o fim de novembro pelo Ponto de Cultura Itinerante Tapete Mágico da Leitura. A programação acontece a partir das 15h, no malocão da Igreja de Nossa Senhora do Curicaca, e marca o fechamento de um ciclo de atividades que uniu arte, educação, inclusão e ação social.

Durante o evento, será realizada a socialização das atividades desenvolvidas ao longo do projeto por meio de uma mostra fotográfica, que reúne registros das oficinas de escrita criativa, leitura poética e Libras (Língua Brasileira de Sinais). A programação também contará com a distribuição de brindes e cestas básicas para 30 famílias da comunidade, em uma ação solidária promovida pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – Guardiãs do Forte, coordenada pela presidente, professora e escritora Márcia Galindo, de Macapá.

Idealizadora do Curicarte, a professora, escritora e contadora de histórias Judivalda Brasil destaca a importância do projeto para o fortalecimento cultural e social da comunidade. “O Curicarte nasceu do desejo de levar arte, escuta e oportunidades para as crianças do Curicaca. Encerrar essa primeira edição com a participação da comunidade e com ações que unem cultura e solidariedade reforça o propósito do projeto, que é transformar realidades por meio da arte”, afirma.

O projeto contou com o apoio e dedicação de oficineiros, palestrantes e parceiros que contribuíram diretamente para a execução das atividades, entre eles Márcia Galindo, Jaciara Martins, Judivalda Brasil, Francisca Kaunna, Fernando Fernandes, Iara Barbosa, Ana Cléia Luz, Iara Barbosa, Thiago Cunha, Thainá Cunha, Franck Wirleen Quadros e o Coletivo Ventos do Norte da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A iniciativa também recebeu o apoio da direção da Escola Municipal Maria Madalena Tolosa, representada pela professora Maria Lizeth da Costa Figueiredo, do vereador Alan e de toda a comunidade local, que colaborou com inscrições, divulgação e execução do projeto.

O Curicarte é uma iniciativa cultural desenvolvida no município de Itaubal, com foco na comunidade do Curicaca, e tem como objetivo promover o acesso à cultura, estimular a criatividade e fortalecer o protagonismo juvenil por meio de oficinas artísticas e inclusivas. Esta edição do projeto foi viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal e do Ministério da Cultura, com gestão da Secretaria de Cultura do Amapá (Secult/AP).
Serviço
Encerramento da 1ª edição do Projeto Curicarte
Data: 19 de dezembro
Horário: 15h
Local: Malocão da Igreja de Nossa Senhora do Curicaca – Comunidade Curicaca, Itaubal/AP
Fotos: Iara Barbosa
Texto: Mary Paes








