Sambas 103 e 105 vencem seletiva da Mangueira no Amapá em homenagem ao Mestre Sacaca

A etapa estadual do concurso de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira foi um verdadeiro sucesso de público neste sábado (23), no Trapiche Santa Inês, em Macapá. Seis composições de sambistas amapaenses disputaram a vaga para representar o estado na grande final no Rio de Janeiro, marcada para 27 de setembro.
Após uma noite de celebração da cultura tucuju, os sambas de número 103 e 105 foram escolhidos como vencedores e vão disputar a finalíssima na quadra da verde e rosa carioca.
• Samba 103: assinado por Verônica dos Tambores, Piedade Videira, Laura do Marabaixo, Antônio Neto, Clovis Junior e Marcelo Zona Sul.
• Samba 105: composto por Francisco Lino, Hickaro Silva, Camila Lopes, Silmara Lobato e Bruno Costa.
O enredo da Mangueira para o Carnaval 2026 é “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju m, O Guardião da Amazônia Negra”, em homenagem a Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca, uma das figuras mais simbólicas da cultura e da sabedoria popular do Amapá.
Celebração da ancestralidade
O evento contou com apresentações das escolas de samba locais, além de roda de samba com artistas convidados e show especial da própria Mangueira e da cantora Karinah.
100 anos de Mestre Sacaca
O Carnaval 2026 terá um sabor especial: a comemoração do centenário de nascimento do Mestre Sacaca. Além de rei momo por mais de duas décadas, ele foi mestre de marabaixo, fundador da União dos Negros do Amapá (UNE) e curandeiro popular, conhecido por seus saberes tradicionais ligados à floresta e às comunidades ribeirinhas.
A homenagem da Mangueira promete levar para a Marquês de Sapucaí a força da Amazônia Negra e a história de um dos maiores símbolos culturais do Amapá.