Sargento da PM age com bravura e realiza parto de emergência, salvando mãe e bebê no Macapaba I

O que seria apenas mais um patrulhamento de rotina se transformou em um ato de coragem, preparo e humanidade na madrugada desta quinta-feira, 25/12. Por volta das 4h50, policiais militares da guarnição RP0102 – VTR 12626, que atuavam nas proximidades da PATAMO, no bairro Macapaba I, foram surpreendidos por um pedido de socorro que mudaria o curso da noite e garantiria duas vidas.

Um homem desesperado abordou a equipe e relatou que sua filha estava em trabalho de parto avançado, dentro do apartamento, sem qualquer acompanhamento médico. Diante da urgência e do risco iminente à vida da mãe e do bebê, a guarnição, comandada pelo 3º sargento PM Zeeyden, seguiu imediatamente até o local.

Ao chegar, os policiais constataram que o parto já estava em andamento. Sem sinal de rádio para comunicação com o CIODES e sem tempo a perder, o sargento Zeeyden assumiu a condução total da ocorrência, mantendo o controle do ambiente, acalmando a parturiente e adotando, com precisão e coragem, todas as medidas necessárias para a realização do parto, mesmo sem estrutura hospitalar.

Com base em seus conhecimentos técnicos e operacionais, o sargento realizou com êxito o parto de um recém-nascido com vida, procedendo imediatamente à estabilização do bebê e da mãe, que apresentava sangramento intenso. Em uma ação decisiva, realizou a retirada da placenta e o grampeamento improvisado do cordão umbilical, utilizando um pregador, garantindo a segurança do recém-nascido até a chegada do socorro especializado.
Enquanto isso, a soldado PM Camila Magno, seguindo determinação do comandante da guarnição, acionou o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU, assegurando a continuidade do atendimento médico. A equipe permaneceu no local até a chegada da USB nº 200, comandada pelo soldado BM Miranda, que realizou o transporte da mãe e do bebê até a Maternidade Mãe Luzia.
Na unidade hospitalar, ambos foram prontamente atendidos pela médica Dra. Marinava de Souza (CRM/AP 773 – RQE 168), que realizou os procedimentos necessários e emitiu relatório médico confirmando o quadro clínico estável da mãe e do recém-nascido.






