Política

Sob comando de Davi, Senado entrega pela 1ª vez comenda a governadores que se destacam na alfabetização infantil; um dos governadores é Clécio Luís, do Amapá

Sob a condução do presidente Davi Alcolumbre (União-AP), o Senado Federal entregou, pela primeira vez, uma comenda a governadores que se destacaram em políticas públicas voltadas à alfabetização infantil. Em cerimônia no Plenário, nesta segunda-feira (13), Alcolumbre ressaltou que a educação pública no país ainda é uma tarefa desafiadora e, por isso, é preciso reconhecer o esforço daqueles que trabalham para transformar vidas por meio do estudo.

“Nada é mais importante do que garantir que todas as crianças do nosso país tenham acesso a uma educação rica, inclusiva e democrática. Ensinar nossas crianças a ler e escrever é fundamental. E exatamente por isso esta sessão tem um simbolismo muito forte: celebra os avanços em um tema de grande importância para o futuro do Brasil”, frisou o presidente.

A comenda “Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” foi criada na gestão de Alcolumbre à frente do Senado Federal, em maio de 2025. Nesta edição, foram homenageados cinco governadores: Clécio Luís (AP), Elmano de Freitas (CE), Mauro Mendes (MT), Raquel Lyra (PE) e Romeu Zema (MG).

A escolha do Amapá, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e Pernambuco foi técnica, com base no Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA) — indicador que acompanha o percentual de alunos do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados até o final do ano letivo, a partir das avaliações estaduais.

Além disso, a escolha é feita de forma independente, por representantes do Senado, do Ministério da Educação (MEC), da Unesco e de importantes instituições parceiras, como a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Lemann, a Associação Bem Comum e o Instituto Natura. Ou seja, a seleção é feita com base em critérios técnicos, e não por indicação política.

“Ensinar nossas crianças a ler e escrever é fundamental. Sem isso, elas enfrentarão dificuldades por toda a vida escolar. Se até os 8 anos a alfabetização não acontecer, o pleno potencial dificilmente será alcançado”, destacou Alcolumbre. Ainda de acordo com o presidente do Congresso Nacional, assim como outros Poderes, o Legislativo tem papel crucial no aprimoramento da educação pública e não abrirá mão disso. “Hoje, prestamos esse reconhecimento. O Senado premia os cinco estados que se destacaram nessa dura e nobre luta pela alfabetização na idade certa”, afirmou.

Destaque para o Amapá

Durante seu discurso, Alcolumbre reconheceu a atuação do governador do Amapá, Clécio Luís, por seu trabalho em prol da educação das crianças amapaenses. “Nada mais simbólico do que ter um educador à frente de um governo que prioriza a alfabetização das nossas crianças”, disse.

Davi ressaltou os desafios da alfabetização na Amazônia, com escolas ribeirinhas, comunidades indígenas, quilombolas e populações que vivem em áreas de difícil acesso. “Levar educação a esses meninos e meninas exige esforço redobrado, criatividade, dedicação dos professores e compromisso do poder público. É por isso que a presença do Amapá, como único estado da região Norte a receber esta comenda, tem um valor tão especial”, afirmou o presidente do Senado.

Ele lembrou que a meta do estado para 2023, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), era ter 25% das crianças alfabetizadas. O governo estadual entregou um resultado de 42%, quase o dobro da meta. “Em 2024, elevamos ainda mais esse indicador, para 47%. A comenda que Clécio leva para casa é a coroação desse momento. Ela mostra a força do nosso povo, dos nossos profissionais da educação e da nossa classe política”, disse Davi.

Comissão de Educação do Senado

Davi Alcolumbre agradeceu ainda a atuação dos senadores Cid Gomes (PSB-CE) e Zenaide Maia (PSD-RN), presidente e vice, respectivamente, da Subcomissão da Alfabetização na Idade Certa. Segundo Alcolumbre, partiu do senador Cid Gomes a ideia de criar uma comenda a ser entregue aos chefes do Executivo estadual que se destacarem pela dedicação à alfabetização infantil.

“Os senadores Cid e Zenaide são dois gigantes na causa da educação, da qual também faço questão de participar. Conclamo todo o Brasil a se juntar a nós nessa missão, uma das mais nobres que podemos realizar”, afirmou Davi.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo