Com Yurgel Caldas, Xico Sá, Franciel Cruz e Elton Tavares, Roda de Conversa “Terra em transe: limites da arte e da política”, acontece no 1º dia da III Folia Literária do Amapá

No primeiro dia da Terceira Folia Literária Internacional do Amapá, nesta sexta-feira (3), a partir das 16h, no Auditório 1 do Barracão das Palavras da Cidade Literária, será realizada a Roda de Conversa “Terra em transe: limites da arte e da política”. Com mediação de Yurgel Caldas, participarão do bate-papo os escritores Xico Sá (CE), Franciel Cruz (BA) e Elton Tavares (AP). A abertura contará com intervenção poética de Francisca Kaunna.

O encontro pretende estimular uma discussão que destaque um panorama da sociedade brasileira a partir das experiências dos autores sobre jornalismo, crônica e literatura – que incorporam elementos da cultura popular, do futebol e das relações pessoais – em diálogo com uma sociedade fragmentada, marcada por urgência e mediada pelas redes sociais. Nesse contexto, busca-se refletir sobre os limites da arte, da linguagem e da política para a construção de um futuro cidadão e democrático.
Quem está na roda
Yurgel Caldas é professor do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e orienta no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) da mesma instituição. Doutor em Literatura Comparada pela UFMG (2007) e pós-Doutor pela Universidade de Lisboa, pesquisa temas como Amazônia, fronteiras, narrativas contemporâneas e violências simbólicas.
Xico Sá é escritor, cronista e jornalista premiado (Prêmios Esso, Folha, Abril e Comunique-se), nascido no Ceará. Autor de Big Jato (2012), Chabadabadabadu (2010) e A Falta: memórias de um goleiro (2022), entre outros. Intérprete do Brasil contemporâneo pelas lentes turvas da cultura popular, da moda, do futebol e da política nacional, imprime em suas obras uma linguagem simples e certeira, com revoltada razão.

Franciel Cruz é jornalista e escritor baiano. Em tempos de influencers endinheirados e com milhões de seguidores, o autor se destaca como uma “ilha de fantasia” que exala bom humor e verdades inconvenientes, em meio a um Brasil em transe por experiências distópicas. Publicou “Ingresia: chibanças e seiscentos demônhos” (2019) e Tá pensando que tudo é futebol? (2025). Neste último, adota o futebol como estratégia para investigar questões políticas, sociais e comportamentais.

Elton Tavares é jornalista, escritor e editor do site De Rocha, veículo em que expressa um olhar literário e cultural sobre Macapá e o Amapá. Publicou três livros: Crônicas de Rocha – Sobre bênçãos e canalhices diárias (2020), Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo (2020) e Antolobares (2025), este último escrito em parceria com três autores, reunindo experiências e reflexões sociais. Sua prosa mescla memória urbana, boemia, cultura local e identidade regional.

Ao final do encontro, os escritores autografam suas obras para os leitores presentes.
Mais sobre a Folia Literária Internacional do Amapá 2025
A Oca Produções, com apoio do Governo do Estado, realiza de 2 a 5 de outubro, no Parque do Forte em Macapá, a Folia Literária Internacional do Amapá 2025. Gratuito e aberto ao público, o evento se firmou como um dos mais importantes da cena literária da Amazônia. Nesta terceira edição, a Folia homenageia Ângela de Carvalho, escritora e mediadora de leitura, e Paulo Tarso Barros, professor e editor, referência na preservação da memória literária local.
A programação inclui lançamentos de livros, feira de editoras e livrarias, oficinas, rodas de conversa, shows musicais, cortejos artísticos, contação de histórias e apresentações de Marabaixo. O evento busca fortalecer o setor do livro e da literatura, estimular o mercado editorial, formar novos leitores e aproximar o público do universo literário. O Parque do Forte se transforma em cidade literária, com autores locais, nacionais e internacionais, debates, experiências culturais e ocupação cidadã.
Serviço:
Evento: Roda de Conversa “Terra em transe: limites da arte e da política”
Data: 03 de outubro de 2025, no primeiro dia da 3ª Folia Literária Internacional do Amapá.
Hora: das 16h às 17h30
Local: no Auditório 1 do Barracão das Palavras da Cidade Literária, montada Parque do Forte, no Centro de Macapá.
Mediação: Yurgel Caldas
Participantes: Xico Sá (CE), Franciel Cruz (BA), Elton Tavares (AP)