Saúde

Governo do Amapá investiga morte de sagui em Macapá e descarta risco imediato à população

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/AP), está investigando a morte de um primata da espécie sagui registrada no município de Macapá. O caso está sendo acompanhado de forma minuciosa pelas equipes da Unidade de Controle de Zoonoses, que atuam no monitoramento e na apuração das possíveis causas do óbito.

De acordo com a SVS/AP, o animal havia sido resgatado anteriormente por um cidadão, que recebeu atendimento imediato e adequado, incluindo a profilaxia prevista nos protocolos do Ministério da Saúde. Paralelamente, as equipes técnicas iniciaram a investigação epidemiológica, com coleta de material laboratorial, para esclarecer as circunstâncias da morte do primata.

Até o momento, não há confirmação de risco à população. As autoridades sanitárias informam que todas as medidas de segurança epidemiológica e sanitária recomendadas estão sendo adotadas, enquanto o caso segue em análise.

Claudia Pimentel, superintendente da SVS

A superintendente de Vigilância em Saúde, Claudia Pimentel, destacou que o trabalho está sendo conduzido com rigor técnico e transparência.

“Estamos acompanhando o caso desde o primeiro momento, com investigação epidemiológica e análises laboratoriais, seguindo todos os protocolos de segurança. Neste momento, não há indicativo de risco à população, mas seguimos atentos e adotando todas as medidas preventivas necessárias”, afirmou.

A SVS/AP reforça que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações e informa que permanece à disposição da imprensa e da sociedade para quaisquer esclarecimentos.

SVS lançou nota informando as medidas adotadas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo