Amapá bate marca histórica de mais de 100 mil empregos formais, aponta Novo Caged

O Amapá alcançou em julho uma marca inédita na geração de empregos: são 100.870 trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O resultado é reflexo do crescimento econômico registrado nos últimos dois anos e meio. Em dezembro de 2022, o estado contava com 80,2 mil empregos formais. Desde então, foram criadas 20.637 novas vagas, um aumento de 25%, percentual que coloca o Amapá como o estado com maior crescimento proporcional do Brasil no período.
Em julho, mesmo com um cenário de desaceleração no país, o estado registrou saldo positivo de 792 novas vagas, crescimento relativo de 0,79%, também o maior índice do Brasil no mês.
Segundo o vice-governador Teles Júnior, o desempenho é resultado de uma política de diversificação da economia local, com incentivo ao empreendedorismo, à economia verde e à oferta de segurança jurídica para novos investimentos.
“O Amapá vem consolidando uma agenda de crescimento econômico de médio e longo prazo, mas com uma visão voltada para a sustentabilidade”, destacou.

Expofeira deve ampliar geração de empregos
A divulgação acontece às vésperas da 54ª Expofeira do Amapá, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O evento deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, com expectativa de gerar até 14 mil empregos temporários.
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a edição deste ano será a maior da história, ocupando uma área 46% maior que em 2024, reunindo 482 empresas expositoras e sediando a 1ª ExpoAmazônia, evento preparatório para a COP30.
Além da vitrine de negócios, a programação inclui mais de 500 atrações culturais, parque de diversões, espaço gastronômico e shows nacionais gratuitos, entre eles Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Xand Avião, Manu Bahtidão, Cassiane, Maria Marçal, Calcinha Preta, Limão com Mel e Rosa de Saron.
A segurança do público também será reforçada, com aumento de 35% no efetivo policial e equipes de urgência e emergência atuando no local.