Macapá sedia a 1ª Feira de Negócios Audiovisual da Amazônia Criativa
Evento contará com a participação de criadores de toda a região Norte, além de produtoras e plataformas de diversos estados do país.

Macapá será a capital do audiovisual no período de 23 a 27 de setembro, com a 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa, que acontece no Museu Sacaca e no SEBRAE Amapá. O evento reunirá produtores, roteiristas, diretores e realizadores independentes de todo o Brasil. Serão cinco dias de difusão de conhecimento, reuniões de negócios e networking com dezenas de profissionais da área. O objetivo é impulsionar o ecossistema audiovisual amazônico e dar visibilidade às potentes narrativas que nascem nesta região. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Já neste final de semana, de 19 a 21/09, acontece o Curso de Engenharia da Produção, ministrado por Camila de Moraes (Borboletas Filmes) e Sol Moraes (Araçá Filmes), no SEBRAE. Nestes três dias, os participantes se aprofundarão em todas as etapas de uma produção, desde o planejamento, cronograma e orçamento, até a distribuição e comercialização. As inscrições já foram encerradas.

A Feira é uma criação da roteirista, diretora e produtora Ana Vidigal, que idealizou o projeto com o propósito de abrir novas frentes de circulação e visibilidade para as produções amazônicas. “A Feira nasce da urgência de criar um espaço estruturado para que a produção da Amazônia possa dialogar com o mercado, conquistar novos públicos e afirmar sua identidade cultural. Nosso objetivo é que as vozes da região estejam no centro das discussões e oportunidades do audiovisual brasileiro e internacional.” — Ressalta, Ana Vidigal, diretora geral da 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa.
A 1ª Feira de Negócios Audiovisual da Amazônia Criativa é uma realização da Duda Filmes e Instituto Amazônia Criativa, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Governo do Estado do Amapá e Ministério da Cultura, com o apoio institucional do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich.

Para a programação no Museu Sacaca estão confirmadas a participação de players como Canal Brasil, Canal Curta!, Olhar, Borboleta Filmes, Araçá Filmes, Transforma, Saci Filmes, Amazônia Filmes e Casa do Rio Filmes. Representantes importantes de instituições e eventos do setor também estarão presentes, a exemplo de Antônia Pellegrino, da EBC/TV Brasil; André Mielnik, da Associação Brasileira de Autores Roteiristas; Leo Garcia, do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre; e Juliane Almeida, da Associação de Produtoras Independentes.
Além de players nacionais e agentes setor, foram selecionados os 11 autores dos estados da Amazônia Legal. Todos vêm ao Amapá com passagem, hospedagem e alimentação pagos pela produção do evento. A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares. A premiação inclui mentorias exclusivas com profissionais do mercado nacional, com o Mercado Matapi, Plataforma Transforma e Projeto Paradiso.

O tema da 1ª Feira de Negócios do Audiovisual é “A primavera do audiovisual da Amazônia”, e se posiciona como uma estratégia para o fortalecimento da economia criativa e para a consolidação do Norte no mapa do audiovisual brasileiro. A programação completa está disponível no link da bio do perfil do Instagram @dudafilmes.