PF investiga contrabando de imigrantes no extremo Norte do Brasil
Operação Albina cumpre mandado de busca e apreensão em Oiapoque

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Albina, com o objetivo de combater o contrabando de migrantes na região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.
As investigações começaram a partir de uma denúncia que apontava a atuação de um homem suspeito de organizar e operacionalizar viagens clandestinas entre o Brasil e o Suriname, passando pelo território da Guiana Francesa.
De acordo com a PF, os deslocamentos eram realizados por rotas terrestres ilegais, em ambos os sentidos, e o transporte era cobrado em moeda estrangeira, com valores considerados exorbitantes. O suspeito prometia aos migrantes uma viagem “segura”, apesar da completa ausência de autorização legal para entrada ou saída do país.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Oiapoque, extremo Norte do Amapá. A Polícia Federal segue com as apurações para identificar outros envolvidos na prática criminosa e reforça que o contrabando de migrantes expõe pessoas a riscos graves, como abandono em áreas de floresta, exploração financeira e até tráfico de pessoas.