Expofeira

Sesa divulga balanço dos atendimentos de saúde na 54ª Expofeira do Amapá

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou, nesta quarta-feira (3), o balanço dos quatro primeiros dias de atendimentos realizados nos postos fixos e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante a 54ª Expofeira do Amapá. Entre sábado (30) e terça-feira (2), foram registrados 196 atendimentos, sendo 189 clínicos e 7 de natureza traumática.

De acordo com a Sesa, a maioria dos casos foi considerada de quadro leve, como pressão alta, náusea, vômito e diarreia — geralmente provocados por excessos na alimentação e bebida durante o evento.

Estrutura reforçada

Os postos de atendimento contam com macas, cilindros de oxigênio, poltronas reclináveis, farmácia e equipamentos essenciais, como desfibrilador e monitor multiparamétrico. No total, 25 profissionais de saúde — entre médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos — atuam no suporte aos visitantes.

O esquema também inclui ambulâncias de suporte avançado, com UTI móvel, além de consultas odontológicas e orientações do programa Mais Sorriso.

A secretária de Saúde, Nair Mota, destacou que a ampliação da estrutura reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir segurança e bem-estar à população durante todos os dias de programação.

“O trabalho da saúde tem sido muito intenso na 54ª Expofeira, com ótimos profissionais sempre dispostos a salvar vidas. Essa é uma determinação do governador Clécio Luís, garantir total assistência ao público”, ressaltou.

Atendimento ampliado

Desde terça-feira (2), a Sesa estendeu o horário de funcionamento dos postos de saúde, que antes abriam às 18h. Agora, os atendimentos iniciam às 8h da manhã e seguem até a madrugada, beneficiando também empreendedores e trabalhadores que circulam pelo Parque de Exposições da Fazendinha durante o dia.

No primeiro dia da nova rotina, foram realizados cinco atendimentos. Um deles envolveu um idoso de 69 anos, que sofreu uma queda por conta da chuva. Ele foi encaminhado à UPA da Zona Sul, medicado e retornou ao evento no mesmo transporte. Outros registros incluíram torção de tornozelo, dor abdominal, mal-estar e curativos simples.

O esquema de saúde da Expofeira conta ainda com a retaguarda da UPA Zona Sul, Hospital de Emergência de Macapá e Hospital Estadual de Santana.

A maior Expofeira de todos os tempos

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, sendo considerada a maior edição da história. O evento ocupa uma área 46% maior que no ano passado, reúne 482 empresas expositoras e deve movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios.

A feira conta com mais de 500 atrações culturais, incluindo shows nacionais gratuitos, parque de diversões, espaço gastronômico e esportes. A segurança também foi reforçada, com aumento de 33% no efetivo policial.

Entre as atrações musicais, já passaram pelo palco nomes como Ivete Sangalo e Rosas de Saron, e ainda se apresentarão artistas como Alexandre Pires (3/9), Henrique & Juliano (4/9), Manu Bahtidão (5/9), Xand Avião (6/9) e Jorge & Mateus (7/9), no encerramento do evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo