Pix passa a contar com botão de contestação para casos de fraude, golpe e coerção

A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix passam a contar com um novo recurso de segurança: o “botão de contestação”, formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
A funcionalidade poderá ser acionada diretamente no aplicativo da instituição financeira onde o cliente mantém conta e será utilizada exclusivamente em situações de fraude, golpe ou coerção. Ao registrar a contestação, a informação é enviada automaticamente ao banco do recebedor da transação, que poderá bloquear total ou parcialmente os valores suspeitos.
Após o bloqueio, as instituições financeiras terão até sete dias para analisar o caso. Se confirmada a fraude, o dinheiro poderá ser devolvido à vítima em até 11 dias após a contestação.
O Banco Central reforça que o novo recurso não se aplica a casos de desacordos comerciais, erros de digitação na chave Pix, arrependimento de compra ou situações que envolvam terceiros de boa-fé.
A medida integra o conjunto de ações do Banco Central para fortalecer os mecanismos de segurança do Pix e aprimorar o processo de devolução de recursos em situações de fraude.
Fonte: Agência Brasil / EBC