Artes

Amapaense vence 1ª edição do Fenômenos Academy 2025 com projeto de empreendedorismo feminino na Amazônia

O Amapá brilhou na 1ª edição do Fenômenos Academy 2025. O Instituto Zwanga Impacto Social, de Macapá (AP), conquistou o primeiro lugar no Demoday da Fundação Fenômenos, organização fundada pelo ex-jogador Ronaldo Nazário com o objetivo de combater desigualdades e fortalecer comunidades. A Associação Barraca da Amizade, de Fortaleza (CE), e a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Perdões e Região, de Minas Gerais, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O projeto amapaense, idealizado por Rejane Soares, promove o empreendedorismo feminino a partir do uso de matérias-primas da Amazônia. A fundadora destacou o significado da conquista. “Nunca pensei que uma iniciativa do Norte do país pudesse estar entre os finalistas. Chegar até aqui é muito vitorioso, pois estamos representando uma grande parcela da população que são as mulheres pretas, as mulheres pretas da Amazônia e as mulheres pretas periféricas do Amapá”, celebrou.

Rejane revelou que o próximo passo será a criação de uma costuraria colaborativa para atender mulheres que já possuem experiência em corte e costura, mas não têm estrutura própria para trabalhar. “Queremos oferecer capacitação e fomentar a moda produzida no Amapá”, explicou.

Dois dias de imersão e aprendizado

Ao todo, dez organizações de diferentes regiões do Brasil foram selecionadas entre 200 inscritas para participar de dois dias de treinamentos e imersões. As atividades, realizadas em parceria com o ID-X (Experiências de Desenvolvimento Interior), trabalharam cinco dimensões do desenvolvimento pessoal: ser, pensar, relacionar, colaborar e agir.

No segundo dia, os participantes apresentaram seus projetos em formato de elevator pitch para uma banca avaliadora composta por nomes como Diego Hypólito, Rafael Ferreira e Anderson Carlos Nogueira Oriente.

A diretora-geral da Fundação Fenômenos, Patricia Viana, destacou que a proposta do programa é oferecer ferramentas para que líderes comunitários ampliem o impacto de suas ações. “Parabéns por chegarem tão longe. O propósito da Fundação Fenômenos é proporcionar ajuda para que vocês deem um salto maior na carreira de vocês”, afirmou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo